• Home
  • Saúde
  • Setembro Amarelo chega ao Bairro Industrial

Setembro Amarelo chega ao Bairro Industrial

Campanha de prevenção ao suicidio foi discutida com moradores na Praça Maria da Costa

Valorizar a vida, por meio de pequenas ações como um sorriso, uma abraço e um bate-papo são formas essenciais para se prevenir um mal silencioso, mas que afeta o Brasil e o mundo: o sucídio. Com esta preocupação, a Secretaria Municipal de Casimiro de Abreu vem levando a Campanha Setembro Amarelo à população, por meio de ações em suas Unidades Básicas de Saúde. 

Na manhã desta quarta-feira, dia 21, uma série de ações coordenadas pelo Atenção Básica com apoio da UBS Antônio Anésio Marchon chegou à Praça Maria da Costa, no Bairro Industrial. 

Além de auferir pressão e glicose, os moradores participaram de uma roda de conversas com a enfermeira Mahana Scarpini e as psicólogas Jô Almeida (CRAS) e Isabella de Souza Fernandes (NASF). Em pauta: a importância de falar sobre a valorização da vida como a melhor forma de se prevenir males como a depressão e consequentemente o suicídio. 

“A troca de experiências entre as pessoas, a interação com familiares, amigos e o ambiente de trabalho é muito importante”, disse Mahana. 

Nesse sentido, Jô Almeida diz que ações preventivas são vitais  “Antes de falarmos das consequências temos que falar das ações preventivas  como a valorização da autoestima, a busca por serviços de psicologia e psiquiatria”, disse a psicóloga. 

Em Casimiro de Abreu, há uma série de programas de acolhimento como o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos e oficinas, disponibilizadas pelo CRAS – Centro de Referencia e Assistência Social. 

Todavia, no caso de sintomas de depressão é preciso que a pessoa busque a sua Unidade Básica de Saúde para posterior encaminhamento com especialistas. 

Galeria de Fotos

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso