Secretários realizam Audiência Pública das contas do governos

As Secretarias de Planejamento e Processamento de Dados e de Controle Interno apresentaram na última sexta-feira, dia 30, a prestação de contas do 2º quadrimestre de 2022, referente aos meses de maio a agosto.

Na apresentação, realizada no plenário da Câmara de Vereadores, foi constatado o equilíbrio e a crescente evolução das contas do governo, em comparação ao mesmo período de 2021. Pode-se destacar:

• Nas receitas próprias, destaca-se o aumento na arrecadação do ISS em 16%, que reflete o aumento das atividades econômicas no município.
  • Outra receita importante no município e que teve alta expressiva foi o repasse dos Royalties da União, em 194%.
  • Nas despesas, temos um fato curioso. Os investimentos de capital são considerados despesas, mas uma despesa que vira investimento e, no período mencionado houve um aumento de 364%. São investimentos em obras de infraestrutura, aquisição de equipamentos, compra de imóveis, etc.
  • As despesas com educação se mantiveram altas. O mínimo que o município tem que investir é 25% do orçamento, nesse quadrimestre fechou em 27,10%.

A prestação de contas é organizada pela Secretaria de Fazenda, Indústria e Comércio que segue a determinação do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro em cumprimento a Lei Complementar nº 101/2000.

O relatório completo pode ser consultado no Jornal Oficial, na edição de 29 de setembro, no link https://transparencia.casimirodeabreu.rj.gov.br/jornal.php