• Saúde

Secretaria de Saúde instala polos para testagem contra a Covid em Casimiro e Barra de São João

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já disponibiliza dois polos de testagem para Covid-19.

São duas tendas em que funcionarão todos os dias, das 8h às 17h:

Unidade de Pronto Atendimento em Barra de São João,

Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes, na Sede.

Os testes feitos na tenda é do tipo Swab, caso o paciente tenha sintoma gripal. O resultado sai em 15 minutos.

“A testagem é recomendada para pessoas que apresentem o quadro da doença entre o 3º e o 7º dia dos sintomas. Isso garante a eficácia e a fidedignidade dos resultados”, explicou Tamires Rosa, coordenadora de Saúde Coletiva.

As medidas foram tomadas após o Estado do Rio registrar um aumento de mais de 300% de casos confirmados da doença, registrados entre os dias 7 e 13 de novembro

O aumento dos casos de Covid pode estar ligado à sub variante BQ.1. Esta subvariante é mais transmissível do que as anteriores, embora apresente sintomas mais leves da doença e afete sobretudo as pessoas que ainda não se vacinaram. Portanto, quem não tomou as doses de reforço deve procurar uma unidade de saúde e completar seu esquema vacinal.