• Home
  • Saúde
  • Saúde Mental realiza evento pela Luta Antimanicomial

Saúde Mental realiza evento pela Luta Antimanicomial

“A liberdade é terapêutica”.
Saúde Mental na Luta Antimanicomial.

Com esse tema, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde 

Mental, realizou na, sexta, dia 19, na Casa de Cultura, um grande evento pela Luta contra os manicômios. 

Num dia repleto de atividades culturais e terapêuticas, Práticas Integrativas com o NUPICEPS, música com Arlênio do Sax e Fernando Otz, Capoeira com Mestre Borró e assistidos pelo APAE, troca de informação com profissionais de saúde mental, rodas de conversa, muita conscientização e quebra de preconceitos, o público teve a oportunidade de ouvir, falar e aprender um pouco mais sobre a ressocialização de pessoas com algum transtorno mental e o fim dos manicômios. 

“Esses momentos de interação entre os pacientes de saúde mental e toda a sociedade, por meio dos nossos eventos, mostram que a exclusão não foi e nunca será a solução.” disse  Nilson Antônio, coordenador de Saúde Mental.

O evento, que contou com o apoio da Fundação Cultural Casimiro de Abreu, parceira da Saúde Mental em diversos projetos de Cultura Inclusiva, como o “Conexão Arte”, foi elogiado pelo público e acompanhado pelo secretário de Saúde, Pedro Gadelha, que foi presenteado com o poema “Caído no esquecimento” escrito pelo jovem Nathan Regly Souza. O Nathan é assistido pelo Ambulatório de Saúde Mental. “Os pacientes da Saúde Mental merecem todo o nosso respeito. Qualidade de vida é oferecer assistência com profissionais qualificados, terapias, práticas integrativas e ressocialização.” disse Pedro.

O prefeito Ramon Gidalte também participou do evento pela Luta Antimanicomial. A Saúde Mental no município de Casimiro possui 3 espaços de atendimento aos usuários: o CAPS Centro de Atenção Psicossocial Rochilane Vilela, o Ambulatório de Saúde Mental Adilson Pereira da Silva, ambos em Casimiro, e o Espaço Mente Saudável, em Barra de São João. 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso