Prefeitura de Casimiro de Abreu se mobiliza para chuvas e enchentes de verão

Secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente e Defesa Civil iniciam vistorias em locais de risco

O verão se aproxima e com ele as fortes chuvas que podem causar muitos transtornos à população, principalmente aos mais vulneráveis. Pensando nisso, a Secretaria de Assistência Social se reuniu na última semana com a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente para traçar estratégias a fim preparar o governo para as chuvas e possíveis enchentes de verão.

A primeira ação a ser tomada será o mapeamento de áreas com maior possibilidade de enchentes. O primeiro local visitado foi Barra de São João, onde vários bairros são cortados pelo canal dos Medeiros e muitos já foram atingidos por enchentes.

“A Defesa Civil já tem um plano de contingência, mas a Secretaria de Assistência Social tem a necessidade de se preparar para atender a população mais vulnerável numa possível enchente ou outro desastre natural. Precisamos nos adiantar aos problemas para que, numa emergência, saber qual ação deve ser tomada no menor tempo possível”, informou a secretária de Assistência social, Thais Rodrigues.

Além das áreas de risco, será realizado também o mapeamento das famílias residentes nessas áreas e todo o material que precisa ser adquirido para atender à população em caso de alguma eventualidade. Após essa primeira etapa, todas as secretarias municipais serão mobilizadas.

Para o coordenador da Defesa Civil Municipal, Marcelo Salviano, a situação das chuvas fortes é sempre uma preocupação, mas ele está otimista que as enchentes vão diminuir.

“Temos que estar preparados para as eventualidades. Estamos fazendo as vistorias necessárias, mas estou otimista que não teremos tantos problemas como em 2023. Muitas obras de drenagem, troca de manilhas e outras melhorias estão sendo realizadas em todo o município, o que com certeza vai diminuir a incidência desses alagamentos”, ressaltou Marcelo.

O coordenador informa que o morador que quiser solicitar a vistoria em seu imóvel ou na área onde mora pode entrar em contato pela central 153.