• Saúde

Núcleo de Educação em Saúde realiza ação educativa de combate à dengue no Centro de Casimiro

O Estado do Rio de Janeiro registrou aumento de 11% no número de casos de dengue nos primeiros meses deste ano em comparação com 2021. Diante desse cenário, a população de Casimiro deve fica atenta e redobrar os cuidados de prevenção contra a doença, eliminando focos do mosquito Aedes aegypti, de preferencia no quintal de sua casa, especialmente neste período do final do verão e início das chuvas.

Com o intuito de conscientizar o morador sobre a importância de manter-se vigilante, o Núcleo de Educação em Saúde da Secretaria Municipal esteve no o Centro da cidade, na manhã desta terça-feira, dia 19,  realizando uma ação educativa de combate não só a dengue, mas também à Zika e à Chicungunya.

“Os casos de dengue têm aumentado na Região Metropolitana e é preciso. Nosso objetivo é impedir a chegada da doença em nosso Município”, avisou Jakeline Lopes Mesquita, técnica de educação em saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Ao lado de Susie Gouvêa, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, Jakeline distribuiu folhetos e  conversou com moradores sobre os cuidados que se deve ter.

Até o momento,  os índices de infestação do mosquito transmissor no Município são baixos, mas isso não significa tranquilidade. “Devido à chegada do carnaval, é grande o fluxo de pessoas entre as regiões e Casimiro de Abreu é um lugar de passagem. Isso não significa que estamos livres. A ação de combate à dengue depende muito da ação conjunta com os moradores”, explicou Mauri Teixeira, coordenador  Municipal de Vigilância Ambiental. “Eu, por exemplo, evito ter planta aquática em casa. As garrafas que armazeno são tampadas  quando vão para o lixo.  Conheço gente que teve dengue. Não é fácil”, resumiu Andreia da Silva Fernandes, técnica de enfermagem.

Fique por Dentro

Ao contrário do que muitos imaginam, a DENGUE não é a única doença transmitida pelo Aedes aegypti. O MOSQUITO também está  relacionado a outras DOENÇAS  similares, como CHIKUNGUNYA  e ZIKA.

A  contaminação da Chikungunya não se dá diretamente de uma pessoa para outra. A transmissão acontece apenas pela PICADA  de um mosquito infectado pelo sangue de uma pessoa doente.

Estudos indicam que a ZIKA pode ser transmitida de PESSOA para pessoa e, até mesmo de modo VERTICAL (GESTANTE-BEBÊ), mas a principal forma de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Logo, a melhor forma de prevenção é eliminar o foco do mosquito.