CRAS realiza o cadastro de famílias para receber benefícios sociais garantidos por Lei

Já ouviu falar no CAD Único? Pelo CAD Único você pode ter acesso a diversos benefícios fornecidos pelos Programas Sociais do governo federal, como Programa Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada e a Tarifa Social de Energia Elétrica, por meio do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

O Cadastro Único é  um instrumento que identifica e caracteriza as famílias, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica da população. O cadastro é feito em todas unidades do CRAS do município.

 

Funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

 

BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA: É a garantia de um salário mínimo mensal para pessoas que não possuem meios de prover a própria manutenção.

 

BOLSA FAMÍLIA: É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de vulnerabilidade.

 

TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA: Desconto na conta de energia elétrica para famílias inscritas no Cadastro Único ou pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada.

 

PARTICIPE DOS PROJETOS SOCIAIS

 

Além de ter o seu direito garantido se cadastrando, ainda é possível participar de um dos nossos projetos sociais da Secretaria de Assistência Social. Eles são abertos para todos que desejarem com o objetivo de acolher as famílias, estimular a convivência, a garantir os seus direitos e fortalecer vínculos, buscando sempre o bem-estar de todos.

Em cada projeto, são realizadas atividades diferentes, de acordo com a proposta de cada um, sempre sob a coordenação de uma orientadora social.

 

Semente – Destinado a gestantes a partir do 5º mês de gestação até o bebê completar 1 ano de idade. Nos encontros, as mulheres aprendem a confeccionar o enxoval umas das outras com aulas de artesanato, conhecem sobre os cuidados com o bebê, entre outros assuntos de interesse do grupo;

 

Recriar – Voltado para crianças de 2 a 14 anos, com aulas de futebol, percussão e capoeira, música, artesanato, oficinas de culinária, entre outras atividades lúdicas e de recreação.

 

Questão de Mulher e Renovar – Colocam em prática atividades como artesanato, rodas de conversa, passeios ao livre, palestras, etc. O primeiro é voltado para mulheres com idade entre 18 e 59 anos e o segundo para pessoas com 60 anos ou mais.

 

Procure o CRAS mais próximo de você! Os endereços e contatos você encontra aqui: http://bit.ly/2qSfkpKCRASContatos

Saiba mais sobre o CAD Único: http://bit.ly/3721Rw1CadastroUnico

 

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso