Casimiro de Abreu participa da 6ª Jornada de Educação Alimentar Nutricional

“Como é doce ser criança e se entregar nos braços da alegria e se perder na imaginação”. Para uma turma de primeiro ano da Escola Pastor Luiz Laurentino, a tarde de quarta-feira (20) foi inesquecível. Elas foram levadas até uma plantação de banana e laranja na localidade do Ribeirão, zona rural de Casimiro de Abreu, e lá conheceram as frutas e legumes que integram o cardápio da merenda escolar do Município, produzida integralmente por agricultores familiares.

O passeio fez parte da 6ª Jornada de Educação Alimentar Nutricional, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE),cujo tema da primeira etapa é “Comer com Prazer e Atenção”. Por meio de brincadeiras, as crianças cujas idades variam de 6 a 8 anos, aprenderam sobre o valor nutricional de frutas e legumes.

“É uma alegria para essas crianças saber de onde vem o alimento que elas comem em nossas escolas. Através de eventos como esse, promovemos saúde através da Educação Alimentar”, explicou Thaynara Xavier, nutricionista do quadro técnico da Secretaria Municipal de Educação.

Em Casimiro de Abreu, os agricultores locais fornecem legumes e frutas para as escolas municipais, através DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE). O FNDE recomenda que frutas e legumes da merenda das escolas públicas sejam fornecidos por agricultores familiares da região.

“Para nós, é muito bom ver as crianças aprendendo. Saber o que é uma abóbora, uma banana e uma laranja. Que venham mais escolas”, disse entre sorrisos, o senhor Manoel Vieira, um dos proprietários do sítio Ribeirão.

Sobre a 6ª Jornada

O objetivo da jornada é incentivar o debate e a prática de ações de educação alimentar e nutricional nas escolas, destacando iniciativas já em curso. O tema central é a promoção da alimentação adequada e saudável e a prevenção da obesidade infantil.

Além do tema central, esta edição conta com os seguintes subtemas: Comer em companhia, com prazer e atenção; Como a crise climática afeta nossa alimentação e como podemos agir?; Povos e Comunidades Tradicionais: valorizando saberes e conexões na alimentação escolar; Além da cozinha: o papel da merendeira como educadora.

Os participantes que concluírem a jornada recebem o selo completo de conclusão e o Certificado de Menção Honrosa, nominados aos nutricionistas, diretores de escolas, coordenadores da jornada e à escola participante.