• Ordem Pública

Casimiro de Abreu lança Programa Cidade Mais Segura com duas centrais de videomonitoramento

A Prefeitura de Casimiro de Abreu lançou o Programa Cidade Mais Segura, com 16 câmeras e duas centrais de videomonitoramento, sendo uma em Casimiro outra em Barra de São João, que recebem imagens em tempo real de todos os distritos. O sistema de segurança vem somar ao trabalho já desenvolvido através do convênio Proeis que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil, com a Polícia Militar, em novembro passado, aumentando o policiamento na cidade em apoio ao trabalho da Guarda Municipal. O lançamento oficial foi no gabinete do prefeito, na Prefeitura de Casimiro de Abreu.

“A segurança pública está entre nossas prioridades. Com as Centrais de Monitoramento funcionando, teremos mais reforço na segurança, estaremos acompanhando em tempo real importantes pontos de circulação no município. Foi um investimento na segurança de R$ 890 mil por ano. Instalamos 16 câmeras, de longo alcance, que giram em 360º, em todos os distritos. A proposta nossa é ampliar esse número, aumentando a cobertura”, explicou o prefeito Paulo Dames.

Em Casimiro de Abreu, a central de videomonitoramento fica localizada na sede da Guarda Municipal. Já em Barra de São João, foi instalada na Subsede da Guarda Municipal. As salas já recebem as imagens de onde é possível aproximar as imagens e visualizar objetos a longa distância com detalhes.

Com o monitoramento, os guardas municipais de plantão vão auxiliar de forma mais efetiva no trabalho de segurança,  fiscalizar o patrimônio municipal, o ordenamento da cidade, o trânsito, bem como nortear o serviço de ronda.

A Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil disponibilizou  rádios de comunicação que vão facilitar o trabalho em parceria com a PM sobre eventuais atitudes suspeitas captadas pelas câmeras ou situações que venham fugir da normalidade.

“Desde o início da instalação do sistema, em janeiro, ainda na fase de testes, as Centrais de Monitoramento têm auxiliado na segurança, contribuindo para redução de 37% de pequenos crimes, se compararmos o mesmo período no ano passado”, ressaltou o secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Sérgio Moizinho.

Durante a instalação das câmeras em Casimiro de Abreu, em janeiro, os equipamentos foram o ponto de partida para prender 3 homens em atitude suspeita de envolvimento com tráfico de drogas na Praça Darcy Azeredo (Praça do Skate), no bairro Santa Ely, na sede do município.

Diversas autoridades da área de segurança participaram do lançamento do programa. Estiveram presentes o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Geraldo Carvalho; o tenente-coronel Fábio Correa, do 32º Batalhão da Polícia Militar; o comandante do DPO de Casimiro de Abreu, tenente Alan Rodrigues Ramos; o delegado da 121ª DP, Ivanilson Sardinha, o inspetor da Polícia Civil, Adriano Marins; o comandante do Destacamento de Bombeiro Militar de Casimiro de Abreu, major Daniel Chaves; o subcomandante da Guarda Municipal de Itaboraí, Aroldo Márcio Santana. Também participaram o vereador Alex Neves; e o presidente da Associação Comercial, Industrial e Turística de Casimiro de Abreu – ACINCA, Jardel Rosa.