Com a indicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Beira Rio de Professor Souza vai receber uma série de melhorias que vão aliar lazer, turismo e preservação ambiental.
Na área está sendo realizado o trabalho de urbanização da margem do Rio São João, com previsão de colocação de muro de contenção, calçada, academia pública, parque infantil, bancos para descanso e contemplação da natureza, além de nova estrutura para embarque e desembarque de barcos e jetski, com iluminação de LED ao longo da via.
“Essa área tem grande potencial para o turismo ecológico, além de ser historicamente utilizada para recreação familiar dos moradores do distrito de Professor Souza”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Samuel Neves.
Graças ao bom relacionamento do governo municipal com a Secretaria Estadual de Ambiente e com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Casimiro é um dos primeiros municípios a receber esse investimento. “É importante entender que é possível conciliar os interesses de conservação ambiental com a utilização pública de áreas naturais, dando novos usos a áreas que anteriormente eram negligenciadas por medo da degradação”, destacou Samuel.
Outras áreas estão na lista para receber o Programa Limpa Rio Margens, como a área ao lado do Ginásio Poliesportivo do Bairro Industrial e a Trilha Hélcio Gomes, no bairro São Sebastião.
O Programa Limpa Rio Margens é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, financiado pela Secretaria de Estado de Ambiente, através de recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental.