Casimiro de Abreu e Rio das Ostras assinam Termo de Cooperação para instalação de barreiras sanitárias

Preocupados em coibir a propagação do novo coronavírus – Covid-19 –  nos municípios de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras, os prefeitos Ramon Gidalte e Marcelino Borba, respectivamente, assinaram na manhã desta quinta-feira (18), um Termo de Cooperação para adoção de medidas para instalação de barreiras sanitárias entre os dois municípios.

A ação terá início neste sábado (20), das 6h até às 20h, contando com apoio de servidores públicos de ambos os municípios da Guarda Municipal, Ordem Pública e profissionais da saúde. Dois pontos estratégicos serão montados para monitorar a circulação de pessoas. Em Rio das Ostras a barreira será instalada em Vila Verde, na rodovia RJ-162. No distrito de Barra de São João a barreira será montada na descida da ponte sobre o rio São João, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), sentido Rio das Ostras.

Todos os veículos serão parados e os motoristas e passageiros passarão por uma avaliação da equipe da saúde para que nenhuma pessoa ingresse em Barra de São João ou em Rio das Ostras com sintomas de síndrome gripal ou Covid-19. Se durante a abordagem a pessoa estiver com febre ela será encaminhada para uma Unidade Básica de Saúde da cidade.

Somente moradores com comprovante de residência e trabalhadores com comprovação, além de pacientes com consultas devidamente comprovadas, veículos oficiais em serviço e ambulâncias terão permissão para passar pelas barreiras.

De acordo com o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte, as barreiras sanitárias têm como objetivo principal o reforço da conscientização e conter a propagação do novo coronavírus.

“O maior desafio, sem sombra de dúvidas, é a diminuição da quantidade de pessoas circulando nas ruas a fim de evitar aglomerações. A tendência é o cenário se agravar ainda mais nos próximos dias caso nenhuma restrição seja tomada”, explicou.

A Prefeitura de Casimiro de Abreu está cumprindo todos os protocolos sanitários, não só impedindo aglomerações, como fiscalizando também as atividades comerciais da cidade.

Ramon Gidalte reitera a importância do cumprimento dos protocolos de medidas sanitárias pelos estabelecimentos comerciais e pela população, como uso de máscaras, o distanciamento social, a higienização das mãos com água e sabão e a utilização do álcool gel, para a continuidade das atividades econômicas da cidade.