• Home
  • Saúde
  • Ações do Novembro Azul chegam ao homem do campo de Casimiro de Abreu

Ações do Novembro Azul chegam ao homem do campo de Casimiro de Abreu

Ação conjunta entre as secretarias de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente promoveu o Novembro Azul para os trabalhadores rurais de Casimiro de Abreu, na manhã deste sábado, dia 19. Uma série de palestras com orientações sobre a prevenção do câncer de próstata e outras doenças relacionadas à saúde do homem foi passada para o público, sobretudo o masculino, que compareceu ao Sítio Agrícola.

“É um momento muito importante ações como essa”, declarou o prefeito Ramon Gidalte, um dos presentes ao evento. O prefeito, assim como a maioria dos homens que compareceram à Escola Agrícola, puderam aferir pressão e glicose, colher sangue para testes de PSA, hepatite B e HIV/Aids.

Também receberam orientações sobre hepatites B e HIV, doenças transmitidas via relação sexual. De acordo com o enfermeiro Nathan Coelho, todo homem a partir dos 50 anos deve procurar o médico para fazer o PSA, mas essa ida ao médico pode ser antecipada aos 45 anos se ele tiver histórico da doença em família.

Por meio do Programa Saúde do Homem, os trabalhadores foram orientados a fazerem o exame de PSA e, se for necessário, o toque retal, vitais para a detecção precoce da doença.

“Aprendi muito hoje. Foi muito esclarecedor saber a importância dos exames de próstata e a saúde do trabalhador do campo, muitas vezes expostos a defensivos químicos”, observou o professor Luciano Gomes, morador de Niterói, mas que aproveitou a estada em Casimiro de Abreu para assistir às palestras sobre o Novembro Azul.

Agricultura

As ações na Escola Agrícola não se limitaram ao Novembro Azul. Após as palestras sobre a saúde do homem, foram discutidos projetos e programas governamentais de interesse do trabalhador agrícola. Acompanhado dos vereadores Pedro Gadelha, Wellington Santos, Marcelo Motta e do secretário de Agricultura Douglas Veloso Macedo,, Ramon citou leis e projetos de lei que incentivam a agricultura familiar no município. “Essa legislação é um avanço é um compromisso nosso com o agricultor, objetivando o crescimento de nosso município”, declarou o prefeito.

Galeria de Fotos

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso