• Saúde

Ações do Novembro Azul chegam ao homem do campo de Casimiro de Abreu

Ação conjunta entre as secretarias de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente promoveu o Novembro Azul para os trabalhadores rurais de Casimiro de Abreu, na manhã deste sábado, dia 19. Uma série de palestras com orientações sobre a prevenção do câncer de próstata e outras doenças relacionadas à saúde do homem foi passada para o público, sobretudo o masculino, que compareceu ao Sítio Agrícola.

“É um momento muito importante ações como essa”, declarou o prefeito Ramon Gidalte, um dos presentes ao evento. O prefeito, assim como a maioria dos homens que compareceram à Escola Agrícola, puderam aferir pressão e glicose, colher sangue para testes de PSA, hepatite B e HIV/Aids.

Também receberam orientações sobre hepatites B e HIV, doenças transmitidas via relação sexual. De acordo com o enfermeiro Nathan Coelho, todo homem a partir dos 50 anos deve procurar o médico para fazer o PSA, mas essa ida ao médico pode ser antecipada aos 45 anos se ele tiver histórico da doença em família.

Por meio do Programa Saúde do Homem, os trabalhadores foram orientados a fazerem o exame de PSA e, se for necessário, o toque retal, vitais para a detecção precoce da doença.

“Aprendi muito hoje. Foi muito esclarecedor saber a importância dos exames de próstata e a saúde do trabalhador do campo, muitas vezes expostos a defensivos químicos”, observou o professor Luciano Gomes, morador de Niterói, mas que aproveitou a estada em Casimiro de Abreu para assistir às palestras sobre o Novembro Azul.

Agricultura

As ações na Escola Agrícola não se limitaram ao Novembro Azul. Após as palestras sobre a saúde do homem, foram discutidos projetos e programas governamentais de interesse do trabalhador agrícola. Acompanhado dos vereadores Pedro Gadelha, Wellington Santos, Marcelo Motta e do secretário de Agricultura Douglas Veloso Macedo,, Ramon citou leis e projetos de lei que incentivam a agricultura familiar no município. “Essa legislação é um avanço é um compromisso nosso com o agricultor, objetivando o crescimento de nosso município”, declarou o prefeito.