A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu realizou, na manhã desta segunda-feira, a limpeza de resíduos nas margens do Córrego da Luz, no Parque Natural Municipal Córrego da Luz, na região serrana do município.
Além de marcar o Dia Mundial da Água, a ação busca a conscientização das pessoas sobre os impactos do lixo no meio ambiente. “Estamos aqui hoje para uma ação social e ambiental. Temos uma grande preocupação com o microplástico. Esse tipo de material é um dos principais poluentes dos oceanos, prejudicando os ecossistemas da região e consequentemente a saúde humana. Essa limpeza, além de contribuir com o meio ambiente, também tem impacto direto na qualidade da água que abastece nossa cidade”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Alex Maurino.
Com 107 hectares de Mata Atlântica preservados, o Parque é considerado pela Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) como Unidade de Conservação Integral. Seu nome faz menção ao Córrego da Luz, que cruza toda a localidade e resguarda grande importância por propiciar o turismo de lazer em Casimiro de Abreu.
O parque ainda conta com nascentes e pequenos rios que contribuem com a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, responsável pelo abastecimento de água do distrito de Barra de São João e também das cidades de Macaé e Rio das Ostras.