A Prefeitura de Casimiro de Abreu vem trabalhando para retomar a piscicultura e colocar o município novamente como referência na atividade na região. Para isso, as Secretarias de Agricultura e Pesca e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável estão atuando na regularização ambiental das propriedades rurais que possuem estrutura para a produção de peixes.
A Secretaria de Agricultura também está firmando parcerias com o Governo do Estado e municípios vizinhos para criação de um cinturão da pesca em Casimiro de Abreu, Rio Bonito, Tanguá e Itaboraí, além da reabertura do Laboratório de Piscicultura do Sítio Agrícola.
Na última semana, o secretário de Agricultura de Casimiro de Abreu, Douglas Veloso, recebeu a visita do extensionistas da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio (Fiperj), Paulo Roberto, do secretário de Agricultura e do procurador geral de Rio Bonito, Teilor Cerqueira e Júlio César, e de Hilton Gonçalves, para reiterar o Termo de Cooperação Técnica de união de esforços para o fortalecimento da cadeia produtiva da pesca e aquicultura em toda a região. “Com isso, busca-se a recuperação da atividade, melhora da qualidade de vida dos produtores que se dedicam à atividade e fortalecimento da economia local”, ressaltou Douglas.
Acompanhados do biólogo Maurício Porto, eles conheceram a estrutura e entenderam o funcionamento do laboratório de piscicultura e dos tanques de criação dos alevinos do Sítio Agrícola, além do trabalho de regularização que vem sendo realizado junto aos produtores do município. “Os projetos de adequação têm por objetivo a obtenção da necessária licença ambiental para a operação da atividade nas propriedades”, ressaltou Maurício.