• Divulgação

Workshop sobre o mercado offshsore movimentou os jovens em Casimiro de Abreu

O Workshop de direcionamento sobre o mercado de petróleo e gás reuniu cerca de 200 pessoas e foi um sucesso! Na manhã desta segunda-feira, dia 5, a Secretaria de Trabalho e Renda de Casimiro de Abreu, em parceria com a empresa SubTec Group, promoveu o encontro com o objetivo proporcionar aos jovens novas perspectivas sobre o futuro, apresentando as novas tendências, as qualificações mais requisitadas e, sobretudo, ampliando a visão sobre o mercado de trabalho.

Com uma linguagem jovem e descontraída foram apresentados temas sobre planejamento de carreira, marketing pessoal e digital, segurança do trabalho e algumas das profissões mais concorridas na região.

Os palestrantes Cristiane Mangefesti, representante da empresa Sparrows BSM Engenharia, e Caio Almeida, da SubTec Group, são casimirenses e contaram um pouco de suas trajetórias profissionais, o que serviu de estímulo e exemplo para os participantes. “Estou muito feliz em estar aqui hoje e agradeço a Prefeitura por isso. Fui aluna do Colégio Estadual Casimiro de Abreu, como muitos aqui, e quero mostrar pra esses jovens que é possível ter uma carreira, sustentar sua família, mesmo sendo aluno de escola pública”, destacou a executiva da Sparrows BSM Engenharia, Cristiane Mangefesti.

“Casimiro de Abreu possui uma localização privilegiada em relação a Macaé, onde se concentram inúmeras empresas do ramo offshore, e muitas pessoas não sabem o que representa o mercado de óleo e gás na cidade vizinha, que acaba por envolver toda a região, temos que nos aproveitar dessa oportunidade”, ressaltou a secretária de Trabalho e Renda, Rosimery Mangifeste.

O workshop foi importante para a mudança de mentalidade dos jovens do município. Um exemplo é a estudante de fisioterapia Sâmella dos Santos. Ela sempre teve o interesse pelo mercado offshore, mas achava que não teria oportunidades. “Hoje estou conhecendo mais sobre essa área e descobri que, mesmo optando pelo ramo da saúde, posso trabalhar com fisioterapia do trabalho”, exclamou Sâmella.

Completando o momento de aprendizagem, a empresa Sparrows BSM Engenharia sorteou 3 cursos profissionalizantes, em sua base de Macaé, onde dois estagiários dos programas Bolsa Auxílio e Bolsa Estágio foram contemplados. O curso de idiomas CCAA de Casimiro de Abreu sorteou um semestre gratuito para o curso de inglês, que também saiu para uma estagiária.