• Home
  • Saúde
  • USFs realizam marcação de exames de Preventivo

USFs realizam marcação de exames de Preventivo

As Unidades de Saúde da Família do município de Casimiro estão realizando uma programação especial para celebrar a Campanha “Março Lilás e Amarelo” com a marcação e realização de exames de Preventivo durante o mês de março. 

Confira a programação nas imagens, procure sua Unidade de Saúde da Família mais próxima e realize a marcação do seu exame. Leve seu RG, CPF e Cartão do SUS.

O que é o Preventivo?
É um exame realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. 

Quem deve fazer o exame preventivo?

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. 

Como se preparar para o exame?

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais nos dois dias anteriores ao exame e deve evitar também o uso de duchas, medicamentos e/ou métodos contraceptivos que precisam ser introduzidos na vagina. É importante também que o exame seja realizado após 5 dias do término da menstruação, pois a presença de sangue pode afetar a qualidade da amostra coletada e influenciar no resultado.

Como é feito o exame?

Para a coleta do material, é introduzido um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”).

O profissional faz a inspeção dos órgãos genitais, após a visualização do colo do útero, realiza a coleta do material com uma pequena espátula e uma escovinha.

As amostras são colocadas em uma lâmina, fixadas e encaminhadas para análise em laboratório especializado em Citopatologia.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso