Tuberculose tem cura!

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

Sintomas:
Tosse por 3 semanas ou mais;
Febre vespertina;
Sudorese noturna;
Emagrecimento.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse. Essa tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro).

𝗔 𝘁𝘂𝗯𝗲𝗿𝗰𝘂𝗹𝗼𝘀𝗲 𝘁𝗲𝗺 𝗰𝘂𝗿𝗮?
✅ VERDADE. Oferecido apenas na rede SUS, o tratamento é gratuito, tendo duração de no mínimo seis meses, com tomada diária de medicamento.

𝗔 𝘁𝘂𝗯𝗲𝗿𝗰𝘂𝗹𝗼𝘀𝗲 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝗮𝘁𝗶𝗻𝗴𝗶𝗿 𝗼𝘂𝘁𝗿𝗼𝘀 ó𝗿𝗴ã𝗼𝘀 𝗮𝗹é𝗺 𝗱𝗼 𝗽𝘂𝗹𝗺ã𝗼?
✅ VERDADE. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

𝗔 𝘁𝘂𝗯𝗲𝗿𝗰𝘂𝗹𝗼𝘀𝗲 𝘀𝗲 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀𝗺𝗶𝘁𝗲 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗹𝗵𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗿𝗼𝘂𝗽𝗮𝘀, 𝗹𝗲𝗻çó𝗶𝘀, 𝘁𝗮𝗹𝗵𝗲𝗿𝗲𝘀 𝗲 𝗼𝘂𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗼𝗯𝗷𝗲𝘁𝗼𝘀?
❌MITO. A tuberculose é uma doença transmitida de pessoa a pessoa a partir da inalação de partículas muito pequenas (aerossóis) eliminadas por pessoas com tuberculose ativa.

“O paciente com Tuberculose não precisa ser isolado do seu convívio social. Após o décimo quinto dia de tratamento, ele não já não transmite mais a doença. Nossos profissionais de saúde estão prontos para acolher, diagnosticar e tratar nossos pacientes com tuberculose.” disse Lidenil Carvalho, enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, localizado no Centro de Especialidades em Ações Programáticas em Saúde, em Casimiro.

Imagens retiradas do site do Ministério da Saúde: gov.br/tuberculose

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso