• Ordem Pública

Treinamento de Primeiros Socorros chega às escolas de educação infantil e ensino fundamental municipais

A capacitação sobre os Procedimentos Básicos de Primeiros Socorros chegou aos funcionários das escolas de educação infantil e do ensino fundamental I. Na última semana, as unidades atendidas foram: escola Renata Tavares Bastos e o Centro de Educação Infantil João Teixeira Bastos, em Barra de São João. E em Casimiro, o Pré-escolar Anexo e as escolas Patrick Marchon Portal e Pastor Luiz Laurentino. As escolas Pedro Lopes, Rosane de Oliveira Fernandes e Santa Luzia também receberam o treinamento. Até o momento foram mais de 180 profissionais desse segmento capacitados.

A ação é uma parceria das Secretarias de Educação e Ordem Pública e Defesa Civil, com o objetivo de oferecer aos professores uma capacitação adequada para cuidar da segurança dos alunos, enquanto estiverem nas dependências da escola.

A capacitação também vem cumprir a Lei Federal nº lei nº 13.722, que torna obrigatória a oferta de cursos em noções básicas em primeiros socorros para funcionários e professores de estabelecimento de educação básica e educação Infantil de todo o Brasil.

Entre outros assuntos do conteúdo do treinamento estão sangramentos nasais,  reanimação cardiorespiratória em crianças, quedas, fraturas, convulsões e manobra de Heimlich. “Essa capacitação visa oferecer para criança em situação de emergência os primeiros socorros necessários até a ambulância chegar, se esse for o caso. As técnicas bem aplicadas podem salvar uma vida”, explicou a guarda municipal e enfermeira que ministra o curso, Ivana Pedreira.

O treinamento teve início nas creches municipais e foram atendidas: o Centro de Educação Infantil Nossa Senhora da Saúde, a Creche Maria Antônia Souza e Silva, a Creche Emília, a Creche Maria do Carmo da Motta,a Creche Gélio Alves Faria e o Centro  de Educação Infantil de Palmital.  Nas creches foram 228 profissionais capacitados, entre professores, auxiliares, merendeiras, entre outros