Alunos e professores do CIEP Municipalizado de Casimiro comemoram as melhorias no ambiente escolar

Monique Pegado, de 12 anos, estuda no 7º ano do Ensino Fundamental

Os estudantes do CIEP 459 Municipalizado José Bicudo Jardim, em Casimiro de Abreu, do 6º ao 9º ano, sentem hoje um clima diferente de dois anos atrás na escola. Salas de aula e tempo de intervalo mais tranquilos, professores otimistas e mais engajados, atividades culturais no contraturno, pais e responsáveis participando da rotina escolar, escola mais segura. Tudo isso junto vem contribuindo para melhorar o rendimento e o ambiente escolar dos alunos do CIEP de Casimiro de Abreu.

“A gente não conseguia prestar atenção nas aulas direito, porque havia muito barulho e bagunça na sala. Hoje, as aulas são totalmente diferentes. A gente consegue se concentrar e focar a atenção na explicação da professora”, relatou a aluna Monique Pegado, de 12 anos, que estuda no 7º ano do Ensino Fundamental.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, preocupada com as questões da escola, buscou melhorias. Desde 2017, a Guarda Municipal vem estabelecendo uma relação de confiança e proximidade com os estudantes, presente constantemente na unidade. Entre as mudanças, a escola ganhou um bicicletário, uma nova grade de proteção para a quadra de esportes e outra que delimita o acesso dos alunos no pátio, garantindo a todos maior segurança e organização no ambiente escolar.

Para o professor Marcelo Erven, que trabalha há 12 anos na Unidade de Ensino, muita coisa mudou. “A indisciplina era grande e prejudicava muito a relação professor e aluno. Muitas vezes era difícil dar aulas.

O novo planejamento do CIEP, com o apoio da Secretaria de Educação, trouxe o envolvimento dos estudantes para ajudar em decisões importantes em favor deles. Trouxe aulas de violão e dança no contraturno e colocou em prática aqui o projeto Horta nas Escolas. Na parte estrutural, a gente percebe que antes era bem difícil. Hoje posso dizer que o colégio está seguro. Muito me orgulha nestes 12 anos pertencer ao CIEP 459 de Casimiro de Abreu”, comemora o professor de História.

Professor Marcelo Erven trabalha há 12 anos na Unidade de Ensino

O professor Marcelo lembra ainda que na escola há professores com pós-graduação, mestrado e até cursando doutorando. Ele ressalta a preocupação de todos com a formação e a união da equipe. “Temos uma equipe maravilhosa que nos fornece o suporte para melhorar a qualidade do ensino”, acrescentou.

Em todas as Unidades de Ensino do município, cada planejamento pedagógico é todo feito com bastante antecedência, com critérios, pensando sempre em proporcionar o melhor para nossos mais de 7 mil alunos da rede.