Caro visitante, informamos que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Trabalho infantil é discutido com famílias do Criança Feliz

A conscientização sobre o trabalho infantil foi o tema da reunião do Programa Criança Feliz em Casimiro de Abreu, nesta quarta-feira, dia 03. A ação reuniu algumas famílias participantes do programa e contou a palestra da professora e graduanda em psicopedagogia, Ana Paula Franco.

Trabalho infantil é toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida. No Brasil o trabalho é proibido para quem ainda não completou 16 anos, exceto na condição de aprendiz, onde é permitido a partir dos 14 anos.

O trabalho infantil é uma violação dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes à vida, à saúde, à educação, ao brincar, ao lazer, à formação profissional e à convivência familiar. É reconhecido como uma das formas de exploração mais prejudiciais ao desenvolvimento pleno do ser humano. Alguns exemplos: trabalho infantil na agricultura, doméstico, na produção e tráfico de drogas, exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outros.

“O tema deste mês é importantíssimo pois muitas vezes nossas crianças e adolescentes podem estar sendo submetidas ao trabalho infantil sem que saibamos disso. O trabalho infantil pode se apresentar de muitas maneiras”, explicou a coordenadora do Programa Criança Feliz, Jéssica Torres.

Participaram também do encontro a secretária de Assistência Social, Thaís Rodrigues, a coordenadora da Proteção Social Básica, Cristina Santos e a
coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Saúde, Mahana Scarpini,

Sobre a Criança Feliz – O programa Criança Feliz visa o desenvolvimento integral na 1ª infância. O acompanhamento é feito com gestantes e crianças do Cadastro Único de até 3 anos e para aquelas de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A participação é totalmente gratuita.

O programa conta com visitas domiciliares, onde os visitadores levam orientações sobre a melhor maneira de estimular o desenvolvimento dos filhos na primeira infância, inclusive na gestação. As visitas representam também uma estratégia de aproximação dos serviços públicos com a família atendida, favorecendo o reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade.

Mais informações no CRAS de Casimiro de Abreu ou no telefone 22 99213-6193.