• Home
  • Destaque
  • Sistema Agroflorestal de Casimiro de Abreu: exemplo de Sustentabilidade, Educação e Regeneração Ambiental.

Sistema Agroflorestal de Casimiro de Abreu: exemplo de Sustentabilidade, Educação e Regeneração Ambiental.

No coração verde de Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro, um projeto especial combina a preservação da natureza, a agricultura sustentável e a educação para transformar vidas e promover a regeneração ambiental.

O Sistema Agroflorestal (SAF) no sítio agrícola em Casimiro de Abreu teve seu início em 2003 e tem se expandido por outras áreas desde 2022, com a retomada dos programas Jovem Agricultor Orgânico e Paisagista Mirim, com mais força, inspirando a comunidade e exemplificando práticas de sustentabilidade.

Sob a liderança da engenheira agrônoma Lidiane Lima e da Bióloga Jaqueline Sadi, o projeto é realizado no sítio agrícola sede da Fundação Municipal Casimiro de Abreu, presidida por Priscila Bonifácio, uma entusiasta da agroecologia e seu potencial de impacto nas futuras gerações.

Junto com uma equipe comprometida, o projeto atende cerca de 60 jovens de escolas públicas municipais, entre 14 e 17 anos, que participam dos programas de capacitação técnica voltados à agroecologia.

O foco do SAF é capacitar jovens com interesse na agroecologia e aqueles em situação de vulnerabilidade, proporcionando aprendizado prático sobre cultivo sustentável e promovendo consciência ambiental.

Esse ano a empresa Organosolo que produz um composto orgânico a partir de reutilização de lixo orgânico, realizou uma doação de seu produto para a Fundação. Esse composto.tem sido utilizado nas hortas, no cultivo das frutíferas como pitaya, maracujá, citrus e no próprio sistema agroflorestal. Esse insumo regenerador é fundamental para a recuperação do solo e para a produção de alimentos saudáveis, sendo uma chave para práticas agrícolas mais sustentáveis e ecológicas.

Recentemente, o projeto recebeu uma significativa doação de 50 mudas de cacau, oferecidas pelo agrônomo Aloísio Sturm, que agora são parte integrante do sistema agroflorestal, crescendo em um ambiente regenerativo.

Além de promover a agricultura sustentável, o SAF oferece aos jovens a oportunidade de se engajarem em uma iniciativa focada no futuro do planeta. Cada árvore plantada, cada solo regenerado e cada conhecimento adquirido representa um passo a mais para a construção de um futuro mais saudável e equilibrado.

Formulário enviado com sucesso