Setembro Amarelo foi tema do Diálogo Semanal Ambiental

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se reuniu para a realização de mais um Diálogo Semanal Ambiental (DSA). O tema deste encontro foi “Setembro Amarelo, Prevenção ao Suicídio”.

O Secretário Alex Maurino discorreu sobre a importância da saúde ocupacional, cujo objetivo é investir na promoção de bem-estar dos servidores, tanto físico, quanto o emocional.

Ele ressaltou que um ambiente de trabalho em equilíbrio é fundamental para alcançar bons resultados, no campo profissional e pessoal. Do contrário, pode gerar sérios problemas como a ansiedade e a depressão, cujo índice teve grande aumento nesta pandemia.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, no Brasil são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

Pensando numa maneira de sensibilizar a sociedade, o dia 10 de setembro foi escolhido para ser o “Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio”, desde 2003, quando um casal dos Estados Unidos começou uma ação de prevenção após o suicídio de seu filho.

Em seu funeral, os pais distribuíram cartões com a mensagem “Se precisar, peça ajuda”, que logo ganharam visibilidade no país e com ele, muitos pedidos de ajudas por parte de jovens. Junto dos cartões, a fita de cor amarela, escolhida em homenagem ao filho que tinha grande paixão pelo carro amarelo que havia restaurado.

O Secretário finalizou o DSA com um pedido: “Se você ou alguém próximo a você está passando por um momento difícil e está com dificuldade em lidar com a angústia, busque ajuda! Ligue para o número 188 ou procure pelos cuidados dos profissionais da saúde do nosso município!”, ressaltou Alex.