O Brasil é o maior consumidor de defensivos agrícolas em todo o mudo e o uso indiscriminado desses produtos contribuem para o dano no meio ambiente e,por consequência, a saúde da população.
Com esta preocupação em mente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Sindicato Rural, e as secretarias de Agricultura e Pesca, têm orientado e buscado conscientizar os produtores rurais do município de como utilizar esses produtos.
Na tarde desta quarta-feira (19), técnicos do SENAR e do Sindicato foram à localidade de Serra Macharet, entre Casimiro de Abreu e Silva Jardim, para orientar os produtores desse local sobre o uso adequado desses defensivos.
A falta de equipamentos de produção individual e de informação, o desconhecimento da legislação, o manuseio errado dos produtos e o armazenamento inadequado, foram alguns assuntos discutidos na reunião com os agricultores.
“Essas orientações são muito importantes. Principalmente, a forma como devemos utilizar a embalagem desses produtos”, disse seu Manoel Francisco Macharette, 66 anos.
Kurt Kaufmann, instrutor do SENAR e responsável pela palestra, explicou, no entanto, que esses produtos podem ser utilizados pelo produtor, mas de forma correta e segura. “Usando de forma correta, não há problemas”, disse.
Na próxima sexta-feira, dia 28, o SENAR voltará à Serra Macharet para recolhimento de embalagens desses produtos.