A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou nesta semana o Diagnóstico Intermediário das turmas do Pré II de toda a Rede Municipal de Ensino. A ação, que é realizada três vezes ao ano, permite avaliar crianças de cinco anos ou mais por meio da escrita e de conhecimentos matemáticos.
“Essa ação permite evidenciar os pontos fortes e as fragilidades das turmas de forma individual e/ ou em conjunto. Com isso podemos planejar as ações pedagógicas para os próximos meses”, explica Samanta Melo, coordenadora municipal de Ensino.
A avaliação da escrita do nome serve como referência de identidade para a criança explorá-lo e importante para dar início às reflexões sobre o sistema de escrita na Educação Infantil. A criança constrói diferentes hipóteses sobre o sistema de escrita, antes mesmo de chegar a compreender o sistema alfabético. Ela procura ativamente compreender a natureza da língua falada à sua volta, formula hipóteses, busca regularidade, ou seja, reconstrói a linguagem.
A Semed também avalia os conhecimentos matemáticos, que têm importância fundamental para o desenvolvimento integral das capacidades e habilidades do ser humano. Na Educação Infantil, a matemática auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico e na capacidade de criação.