Semap inicia nesta segunda-feira operação para retirar animais de grande porte das vias urbanas de Casimiro

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) inicia nesta segunda-feira, dia 24, a apreensão de bovinos e equinos (cavalos, burros e similares) que se encontrarem soltos, vagando a esmo ou amarrados em algum poste em vias urbanas.

A medida visa cumprir a Lei Municipal 1943/2019 que dispõe sobre a “proibição da prática de maus-tratos e crueldade contra animais” em Casimiro de Abreu.

A lei define maus-tratos contra animais, tudo que pode causar privação das necessidades básicas do animal como sofrimento físico, estresse, doenças, sofrimentos, entre outros.

Em Casimiro de Abreu ainda é comum se deparar com cavalos ou mesmo bois soltos, perambulando pelas ruas da cidade, fuçando lixeiras, ou confinados em alojamentos inadequados.

“Esses animais serão apreendidos e seu dono sofrerá as sanções previstas na lei”, explicou Douglas Veloso, secretário de Agricultura e Pesca.

Segundo a Semap, estima-se que uma população exorbitante de animais de grande porte, em torno de 300, vaguem pelas ruas do Município.

Uma vez apreendido, o animal será fotografado, cadastrado, vermifugado e chipado para efeito de controle do mesmo.

“Nosso principal objetivo não é somente apreender os animais, mas conscientizar e orientar seus donos. É muito importante que eles tomem medidas necessárias que envolvam proteção e cuidados necessários”, concluiu Douglas.