Segurança Pública realiza reunião com diretores de escolas municipais para implementação do “Botão do Pânico”

Na tarde da última quinta-feira (22), representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública se reuniram com diretores de escolas municipais para discutir a implementação do chamado “Botão do Pânico” como medida de segurança nas instituições de ensino. O objetivo é oferecer uma forma rápida e eficaz de acionar ajuda em situações de emergência, visando a proteção dos estudantes e funcionários.

O “Botão do Pânico” é uma tecnologia que permite o acionamento imediato das autoridades competentes em casos de ameaças, agressões físicas, invasões ou outras situações de risco que possam ocorrer nas escolas. A ideia é que, ao pressionar o botão, um alerta seja enviado diretamente para a central de monitoramento e viaturas da Guarda Municipal, proporcionando uma resposta rápida e eficiente.

Durante a reunião, foram discutidos diversos aspectos relacionados à implementação do sistema, como a infraestrutura necessária, o treinamento dos funcionários para o uso adequado do botão, além de questões legais e de privacidade dos envolvidos. “A iniciativa demonstra o nosso comprometimento em oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento educacional, onde os estudantes possam se sentir protegidos e confiantes”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Wellington Lima.

A segurança nas escolas tem sido uma preocupação constante, especialmente diante de incidentes trágicos que ocorreram em instituições de ensino nos últimos meses. A implementação do “Botão do Pânico” é uma medida preventiva que visa garantir um ambiente mais seguro para alunos, professores e demais colaboradores, estabelecida pelo Comitê permanente de Segurança Escolar.