Profissionais das secretarias de Meio Ambiente, Ordem Pública e Defesa Civil e Assistência Social participaram de uma ação conjunta no Bairro Vilage do Poeta, na tarde da última quarta-feira, dia 01, para verificarem uma denúncia de animais presos em local inapropriado (via pública).
Uma semana antes da ação acontecer, a Guarda Ambiental Nathalie de Oliveira, esteve no local para averiguar a veracidade dos fatos e as condições dos animais. Foram identificados quatro cachorros, sendo uma cadela e três filhotes. Durante a visita também foi identificada uma situação de vulnerabilidade social da senhora que mantinha os animais presos.
“Nem sempre as denúncias são de fato sobre maus tratos. A maioria das pessoas que acolhem animais são aquelas que mais precisam de ajuda e dividem com eles o pouco que tem. Nosso papel não é punir, mas sim orientar. Queremos o melhor para os animais, mas também não podemos deixar de olhar o ser humano.” disse Nathalie de Oliveira.
Tainá Machado, coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), esteve no local prestando esclarecimentos à senhora, sobre os direitos sociais pertinentes ao cidadão.
Após o primeiro contato com a senhora, ela conseguiu levar os animais para um local seguro e seguiu todas as orientações passadas pelas equipes que a visitaram. Dos três filhotes, dois foram adotados e um ainda permanece com a família.
Marcelo Salviano, coordenador da Defesa Civil, esteve presente com parte de sua equipe para dar todo o suporte necessário à ação. “É gratificante para gente poder ajudar e ter um bom desfecho dessa situação não apenas para os animais, mas principalmente para a senhora que ofereceu a eles aquilo que podia.” disse Marcelo.
#ComVocêePorVocêSempre