Secretaria de Trabalho e Renda inicia projeto para levar a carteira de trabalho ao estudante

Como tornar-se um profissional inesquecível? Esse foi o tema de uma aula diferente com os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Indaiaçu, antiga Escola Agrícola, na terça-feira, dia 19, onde a Secretaria de Trabalho e Renda foi convidada a participar dando orientações aos alunos sobre Carteira Profissional de Trabalho e Previdência Social. A atividade encerrou os trabalhos semestrais do projeto de Leitura Escolar 2018, cujo tema do 1º semestre foi profissões.

Durante a palestra da Secretária de Trabalho e Renda, Rosimery Mangifeste, os alunos conheceram os passos para adquirir a carteira de trabalho, documento indispensável para o ingresso no mercado de trabalho. Para solicitar a emissão do documento é necessário ter no mínimo 14 anos e fazer o agendamento no site do Ministério do Trabalho (saa.mte.gov.br). Depois se dirigir à Secretaria de Trabalho e Renda, levando um comprovante de residência e os documentos originais: carteira de identidade e CPF, cujos números constarão no documento.

Rosimery explicou também que além destes registros, o cidadão pode optar por ter o número do título de eleitor na carteira, tornando um documento mais completo. Para isso é necessário levar o título no momento da solicitação.

“Demos um passo inicial para um projeto muito importante: a realização de palestras em escolas para orientar nossos jovens sobre a importância da Carteira Profissional de Trabalho, sobretudo para o primeiro emprego e até mesmo para estágios. É preciso que os jovens estejam preparados, se antecipem e adquiram logo a sua carteira para que não percam oportunidades. O prazo de entrega da carteira emitida pelo Ministério do Trabalho é de até 15 dias. Um documento tão importante que só é lembrado quando precisamos dele”, esclareceu a secretária de Trabalho e Renda, Rosimery Mangifeste.

Os alunos do Colégio Indaiaçu terão alguns dias reservados para se dirigirem à Secretaria de Trabalho e Renda e solicitarem a emissão da carteira, sem a necessidade do agendamento. A Secretaria está localizada na rua Waldenir Heringer, nº 107, Centro em Casimiro de Abreu.