Secretaria de Segurança reúne envolvidos para discutir segurança nas escolas

A reunião contou com a participação de representantes das escolas, sociedade civil e das forças de segurança

Primando pela integração na busca de soluções para tranquilizar a comunidade escolar, a Secretaria de Segurança Pública promoveu nesta quinta-feira, dia 13, uma reunião da qual participaram a secretária de Educação, Gracenir Oliveira, diretores e representantes de escolas públicas e particulares, da Saúde Mental e da Atenção Básica, da OAB de Casimiro de Abreu, do Conselho Tutelar, além do vereador, Wellington Santos, que é presidente da Comissão de Segurança da Câmara, da dra. Carla Tavares, delegada da 121ª Delegacia de Polícia, da Patrulha Escolar do 32º BPM e do Subtenente Márcio Gouveia, representando a 4ª CIA de Polícia Militar.

O objetivo da reunião foi discutir a segurança nas escolas e as responsabilidades de cada um dos envolvidos nesse processo: escolas, poder público e famílias, e o que pode ser feito de forma imediata e as metas para curto, médio e longo prazo. A criação do Comitê Permanente de Segurança Escolar, que terá representantes de todos os segmentos, está dentre as metas apresentadas.

Devido aos últimos acontecimentos no país o quadro atual em todas as escolas é de vulnerabilidade e medo mas, todos os presentes foram unânimes em concordar que é imprescindível manter a calma e lembrar sempre que, acima de tudo, os maiores envolvidos são crianças

Para o secretário de Segurança Wellington Lima, a situação atual vai muito além de um problema de segurança pública, é necessário debater e atuar de forma coordenada com as secretarias envolvidas, as escolas e a sociedade civil organizada.

“Temos que ter em mente que é necessário nos unirmos para buscar ações efetivas para a implantação de uma política pública de segurança nas escolas, cada um assumindo o seu papel de co-responsável nesse processo. Assim vamos estabilizar a situação de vulnerabilidade que se implantou e trazer de volta a tranquilidade ao ambiente escolar”, ressaltou Wellington.

O subtenente Márcio Gouveia destacou os benefícios de Casimiro de Abreu ser um município pequeno e poder contar com o apoio direto das forças de segurança e da sociedade.

“É necessário valorizar esse momento. Reunir as forças de segurança e representantes da sociedade com um único objetivo não é tarefa fácil. Vamos aproveitar que estamos num município do interior e utilizar essa oportunidade para definirmos metas e buscar soluções para o quadro que se apresenta”, destacou.

Ao final da reunião foram estabelecidos as seguintes metas:

* Aprimoramento das rondas escolares;

* Implantação do botão do pânico, já na próxima semana;

* Reunião com os pais de todas as escolas, em microrregiões que serão organizadas pela Secretaria de Educação;

* Criação do Comitê de Segurança Escolar;

* Elaboração de Cartilha com Protocolos de Segurança;

* Treinamento para funcionários e alunos das escolas;

* Criação de Núcleo de atendimento familiar e psicológico;

* Implantação de Monitoramento por câmeras e alarme nas escolas;

* Realização de palestras

* Criação de um canal para denúncias e aproximação com as forças de segurança.