Secretaria de Segurança Pública realiza II Seminário de Cães de Função

A Secretaria de Segurança Pública iniciou nesta segunda-feira, dia 05, o II Seminário de Cães de Função de Casimiro de Abreu, voltado para agentes de segurança pública que trabalham ou estão em treinamento para trabalhar com cães. Com o tema Faro e Proteção, o Seminário reúne equipes caninas de mais de 10 municípios para aprimorar suas habilidades e compartilhar conhecimentos na área. O treinamento vai até a sexta-feira, dia 09, e acontece no Departamento de Operação com Cães.

O evento tem como objetivo proporcionar um ambiente de aprendizado e troca de experiências entre os profissionais que trabalham com cães de função, como os utilizados em busca e resgate, detecção de drogas e explosivos, e apoio em operações de segurança. Durante o Seminário serão abordados diversos temas relevantes para o treinamento e aprimoramento dos cães, incluindo técnicas avançadas de adestramento, manejo de comportamento, primeiros socorros caninos e legislação relacionada ao uso de cães em atividades de segurança.

A diretora do Departamento de Operações com Cães (DOC) de Casimiro de Abreu, Aline Reis, destacou a importância do evento para o aprimoramento das equipes caninas e para a eficiência das operações de segurança. Ele ressaltou que o treinamento contínuo dos cães é fundamental para garantir sua capacidade de resposta e a excelência nos serviços prestados pela corporação. “O serviço com o cão tem se tornado essencial aos agentes de segurança, visto sua eficácia. A realização desse evento reforça o compromisso da Guarda Municipal com a excelência e a inovação em suas atividades, visando sempre à segurança e ao bem-estar da população”, disse.

O Departamento de Operação com Cães de Casimiro de Abreu vem se tornando uma referência no emprego do cão como agente de segurança. Os cães e seus condutores já atuaram em inúmeras ocasiões em apoio às Polícias Civil, Militar e Rodoviária, e também já auxiliaram em ações do Ministério Público. O secretário municipal de Segurança Pública, Wellington Lima, fez questão de ressaltar os investimentos que estão sendo feitos pela atual gestão na área de segurança.

“Nosso objetivo é fortalecer a capacidade da Guarda Municipal de proteger a comunidade e aumentar a eficiência das operações de segurança. Ao longo dos últimos anos, direcionamos recursos significativos para aprimorar a infraestrutura e o treinamento da guarda municipal, especialmente na área canina. Esses investimentos trouxeram resultados notáveis”, destacou o secretário.