• Home
  • Saúde
  • Secretaria de Saúde realiza 1º Simpósio Conhecendo o Alzheimer

Secretaria de Saúde realiza 1º Simpósio Conhecendo o Alzheimer

“Conhecendo o Alzheimer”. A questão parece distante da sua família, mas pode estar mais perto do que se imagina. Com a proposta de alertar e orientar a todos, a Prefeitura de Casimiro de Abreu por meio da Secretaria de Saúde realiza, no dia 22 de janeiro, o primeiro encontro sobre o tema no município. O 1º Simpósio Conhecendo o Alzheimer reunirá profissionais de diferentes áreas para discutir o assunto. Uma oportunidade para conhecer sobre a doença que atinge, na maioria dos casos, pessoas com mais de 60 anos, faixa etária que mais cresce no País, especialmente na região Sudeste, onde concentra-se  a maior população idosa do Brasil (Fonte: IBGE).

Entre 2012 e 2016, a população idosa do País cresceu 16%, chegando  29,6 milhões. Casos de Alzheimer no mundo deverão triplicar alcançando 152 milhões até o ano de 2050 (Fonte: ONU – Organização das Nações Unidas).

“O 1º Simpósio Conhecendo o Alzheimer vai abordar questões como a prática de exercícios físicos leves pode ajudar na prevenção (conforme mostra a foto), os primeiros sinais da doença – muitas vezes não percebidos pela família -, o tratamento, a alimentação, os cuidados importantes do dia a dia para a qualidade de vida da pessoa com a doença e o bem estar de toda a família. Será um grande encontro aberto para todos que desejam saber mais sobre o assunto, especialmente aquelas pessoas que cuidam de idosos, familiares, profissionais de saúde e, é claro, para quem tem 60 anos ou mais”, informou o Secretário de Saúde, Ibson Júnior .

O encontro conta com a presença do neurologista, doutor Matheus de Campos Medeiros, neurofisiologista, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, especialista do Ambulatório de Especialidades Médicas da Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu.

Haverá ainda as palestras: “Fisioterapia na Doença do Alzheimer” com o fisioterapeuta Alberto Souza, professor da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e especialista em Anatomia e Biomecânica; “Abordagem Nutricional à pessoa com Alzheimer”  com a nutricionista, sanitarista e doutora em saúde pública, doutora Simone Grativol Marchon; “Atendimento Psicológico na Doença do Alzheimer” com a psicóloga e neuropsicóloga Maria de Fátima Barbosa da Silva; e “Relatos de Casos” com a enfermeira Irmã Ana Walkíria Santos, do asilo Casa dos Velhinhos Luiz Laurentino da Silva. Ao final, acontecerá mesa redonda, momento em que os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas e trocar experiências com os palestrantes.

O evento será na Primeira Igreja Batista em Casimiro de Abreu, das 13h às 17h30. A igreja fica na rua Franklin José dos Santos, 42 – Centro. 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso