• Saúde

Secretaria de Saúde obtém mais de 400 mil tiras reativas para pacientes com diabetes

Por se tratar de uma doença crônica, o diabético precisa de cuidados por toda a vida, com medicação e dieta adequadas. Se não controlada, o diabetes pode acarretar o surgimento de outras doenças, como as que afetam o coração, os rins e a visão.

Uma das formas de controle são as tiras reativas, adquiridas nesta sexta-feira, dia 18, pela Secretaria Municipal de Saúde de Casimiro de Abreu (SMS).

Mais de 400 mil delas, que estão no Almoxarifado da SMS abastecerão as seis farmácias municipais de distribuição de medicamentos. O uso de tiras-reativas permite ao diabético medir o seu nível de glicose e controlar a doença, prevenindo complicações de saúde como os acidentes vasculares cerebrais, o enfarte de miocárdio, a cegueira, entre outros.

“São 403.500 tiras que chegaram. Esse quantitativo irá suprir a demanda por este material por 12 meses”, informou Cátia Lemos, coordenadora municipal de Farmácia. Além das farmácias, o material também será destinado às unidades de saúde por todo o Município.