Secretaria de Saúde esclarece suspeita de gripe influenza

Comunicamos que o laboratório do governo do estado, o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels – LACEN-RJ informou nesta quinta-feira, dia 3, a Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu o resultado da contraprova do exame da paciente, moradora do distrito de Professor Souza, em Casimiro de Abreu, que faleceu no dia 20 de abril, no Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes.

O laboratório do governo do estado descartou, pela segunda vez, a possibilidade da causa da doença que levou a morte ter sido H1N1 ou H3N2. O laudo apresentou infecção por um outro tipo de influenza, um vírus que circula durante o ano todo, principalmente neste período, o A/H3. A paciente fazia parte do grupo de risco, pois já sofria de uma doença crônica e tinha baixa imunidade.

O laboratório também descartou a possibilidade de H1N1 e H3N2 para um outro paciente, morador do município de Rio das Ostras, do distrito de Rocha Leão, que veio a falecer dias depois no Hospital Municipal de Casimiro de Abreu. O exame deste paciente também apresentou resultado positivo para A/H3. Esclarecemos que esta paciente também estava incluída no grupo de risco.

A Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu já vem tomando todas as medidas necessárias. Por prevenção, o Hospital Municipal vem adotando, desde o mês passado, o uso de máscaras nos pacientes com sintomas de resfriado e gripe, além de higienização das mãos com álcool em gel.

A Secretaria de Saúde mantém a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza nas unidades de saúde do município, vem fazendo campanha de prevenção nas redes sociais e já solicitou ao governo do estado reforço no estoque de vacinas. No próximo sábado, dia 12 de maio, será realizado um D de vacinação em todo o município.

O Secretário de Saúde, Ibson Júnior, vai se reunir nesta sexta-feira, dia 04, com a equipe da Secretaria de Estado de Saúde para discutir outras medidas que deverão ser tomadas.

A principal recomendação para todos é que continuem a prevenção lavando as mãos com frequência; arejando bem a casa; se estiver resfriado ou gripado, não compartilhar objetos pessoais, usar lenços de papel. Para o grupo de risco a orientação é a vacinação. A Campanha Nacional de Vacinação contra influenza ocorre em todo município, nas Unidades de Saúde com sala de vacina e no Centro de Especialidades Médicas  (CREM), no Centro de Casimiro de Abreu, das 8h às 17h, de segunda a sexta.

De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, as vacinas são destinadas, prioritariamente, para o grupo de pessoas com maior risco: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto,  professores, profissionais da saúde e pessoas com mais 60 anos. Aquelas portadoras de doenças crônicas poderão tomar a vacina em seu posto de saúde ou com laudo médico em qualquer outra unidade vacinadora. A vacinação acontece até o dia 1º de junho.