Buscando sempre oferecer um atendimento de qualidade e que atenda às necessidades dos moradores, a Secretaria Municipal de Saúde foi abastecida com medicamentos para a Farmácia Central, suplementos alimentares para o Setor de Nutrição e materiais para uso nas Unidades Básicas de Saúde para o Almoxarifado.
Indo na contramão da maioria de muitos municípios que sofrem com escassez de remédios em todo o Brasil, causados pela falta de insumos farmacêuticos e matérias-primas, Casimiro de Abreu está com os estoques de medicamentos abastecidos.
“Essa falta nacional de medicamentos nos fez elaborar um planejamento de gestão para que nossos usuários não ficassem sem a medicação que precisam”, disse Cátia Lemos, coordenadora de assistência farmacêutica.
Antibióticos como o Amoxicilina, o anti-térmico Dipirona e também o Clavulanato estão entre os diversos medicamentos adquiridos pela secretaria de saúde. Quem precisa lidar com a diabetes também pode contar com a Farmácia Central: lancetas, tiras de teste de glicose e insulina são distribuídas gratuitamente. Todos os medicamentos são rigorosamente inspecionados e cuidadosamente armazenados para que mantenham suas propriedades.
Além dos medicamentos, o Setor de Nutrição também ganhou um reforço especial. O estoque de suplementos alimentares preenche todas as prateleiras do depósito onde está armazenado. Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação. Os leites infantis são para crianças que por algum motivo não recebem o leite materno, nestes casos é necessário o uso de complementos que devem ser utilizados sob indicação de um médico ou nutricionista.
“A procura por suplementos alimentares, em especial pelos infantis, é muito alta. Esse abastecimento é a garantia de que nossos moradores terão uma nutrição de qualidade com a presença de todas as vitaminas e minerais que cada faixa etária precisa.” disse Michele Fontão, coordenadora de nutrição.
Gaze, ataduras, esparadrapo, Clorexidina… São muitos os itens essenciais em Unidades Básicas de Saúde e que também preenchem o depósito do Almoxarifado da SMS.
Luvas, bolsas de colostomia, agulhas hipodérmicas, máscaras descartáveis, álcool 70%. Todos esses materiais já estão à disposição da população nas UBS.
“Parece inacreditável, mas muitos hospitais e postos de saúde fora do município não têm o básico para uso. Nossos estoques estão cheios para garantir um atendimento de qualidade”, disse Péricles Coutinho, coordenador de almoxarifado.
A cobrança pela melhoria dos serviços de saúde à população é intensa.
“Às vezes, alguns medicamentos que recebemos pelo Governo do Estado ou mesmo pelo Governo Federal não são enviados ao município fazendo com que não possam ser ofertados à população. Mas cobro sempre para que todos os medicamentos de competência de distribuição municipal estejam ao alcance dos moradores da nossa cidade”, disse Lucas Maia, secretário de saúde.
Precisa de algum medicamento? Confira o horário de funcionamento da Farmácia Central:
Segunda a sexta: das 09h às 17h.
Sábado e domingo: 09h às 12h e das 13h às 16h, apenas para atendimento de receituário hospitalar de emergência.
Feriados e Pontos Facultativos: 09h às 12h.
Documentos necessários: RG ou Certidão de Nascimento, Cartão do SUS, receituário com cópia.