• Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente participou do 16° Encontro da ANAMMA-RJ

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu participou do 16° Encontro da ANAMMA-RJ (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente), que aconteceu nesta semana, em Niterói.

O evento, que teve o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementar práticas que preservem os recursos naturais e melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, tratou de ações conjuntas entre os poderes Municipal, Estadual e Federal.

“A participação do Município de Casimiro de Abreu num evento desse nível é importante para estarmos alinhados com os objetivos regionais e nacionais no que diz respeito às ações em defesa do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida local. Nossa cidade está situada em uma região de importância ambiental ímpar e temos um potencial gigantesco que está longe de ter sido totalmente explorado”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Samuel Barreto Neves.

Para o secretário, o município tem condição de usar sua vocação para a preservação ambiental para atrair investimentos em um turismo qualificado, além de aumentar a arrecadação com o programa de ICMS Ecológico empregando ações em prol do Meio Ambiente em esforços remunerados pelo Estado. “Outra importante pauta tratada foi a do Financiamento de ações ambientais. Existem diversas fontes de custeio de projetos que podem fortalecer nossos objetivos com recursos oriundos de fora do orçamento municipal. Conhecer é o primeiro passo para ter sucesso nessas ações. O que plantarmos hoje nossos filhos colherão em um futuro próximo, precisamos semear as sementes certas”, falou.

Estiveram presentes importantes nomes do quadro ambiental estadual e nacional como Axel Grael – Prefeito de Niterói, André França – Secretário Nacional de Qualidade Ambiental e Ambiente Urbano MMA, Jossé Ricardo Brito – Secretário de Estado do Ambiente, Luciano Mattos – Procurador Geral MPE, Phillipe Campelo – Presidente do INEA, Marçal Cavalcanti – Presidente da ANAMMA Nacional, Alice Hagge – Presidente da ANAMMA RJ, dentre outros.