Você sabia que o IPTU é um investimento?
E como todo investimento ele traz retornos. Ruas pavimentadas, seu lixo e entulho recolhidos, creches e escolas, obras de infraestrutura, esses são alguns exemplos de como a receita do IPTU é aplicada em Casimiro de Abreu.
Além de ser um importante investimento, o recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, está assegurado aos municípios na Constituição Federal, art. 156, inciso I.
“Hoje a receita do IPTU é a segunda maior arrecadação do município em receita própria. Com a queda na arrecadação dos royalties, outra importante receita, temos que manter o município viável, garantindo os serviços essenciais, como limpeza, educação, segurança pública, entre outros. Dessa forma, é essencial que a população entenda a importância do seu papel e mantenha seus débitos municipais em dia”, explicou o secretário de Fazenda, Indústria e Comércio, Eliezer Crispim.
A Secretaria de Fazenda informou também que o município está com um grande déficit de arrecadação no IPTU, e que medidas administrativas estão sendo tomadas para recuperar essa receita. Os contribuintes em dia com IPTU ficam livres de cair em dívida ativa, tendo seu débito ajuizado, o que aumenta ainda mais os valores a serem pagos.
Em 2021, o pagamento em cota única com desconto de 10% vai até o dia 8 de fevereiro, e para a pagamento com 5% de desconto, a data limite é 8 de março. De acordo com a Secretaria de Fazenda, os descontos oferecidos são excelentes, no contexto econômico pelo qual passa todo o Brasil.
Como fazer para pagar o IPTU?
Para retirar a guia de pagamento é necessário acessar o site da Prefeitura e ter em mãos o código do imóvel ou o CPF/CNPJ do proprietário, no link https://bit.ly/3ieKPkn
Quem não tiver acesso à internet pode procurar o Departamento de Cadastro, em Casimiro de Abreu, na rua Padre Anchieta, 205, em frente à Prefeitura. E em Barra de São João, a Inspetoria de Fazenda, que está localizada no Centro Administrativo Célio Sarzedas, na Rodovia Amaral Peixoto.
Mas lembre-se, o desconto de 10% é para pagamento até a próxima segunda-feira, dia 8 de fevereiro!