Estimular a leitura desde a infância é a principal ferramenta para o desenvolvimento intelectual de uma criança. Para isso, a leitura deve ser um hábito. Com essa ideia em mente, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu nesta quinta-feira, dia 15, a II Mostra de Indicação Literária (MIL).
“A importância da MIL é incentivar nossos alunos a leitura, criar hábitos que levem os alunos ao letramento, isto é, ter uma visão ampla de mundo”, explica Gracenir de Oliveira, secretária municipal de Educação.
29 escolas escolas em todo o Município participaram das atividades compostas por oficinas, apresentações culturais e exposições de trabalho.
A MIL é voltada para crianças da rede de Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Foram disponibilizados murais e apresentações das indicações literárias feitas pelos próprios alunos, a partir de leituras e releituras. Outro destaque da Mostra foram as Maletas Literárias: uma ferramenta que propõe ampliar a imaginação das crianças para a descoberta do universo da literatura infantil confrontando realidade e fantasia.
Além disso, a maleta auxilia no desenvolvimento do gosto pela literatura e por histórias, estimulando também o lúdico e o faz-de-conta.
“É uma proposta da Semed, juntamente com todas as escolas municipais. Seu objetivo é fomentar o prazer da leitura entre as crianças. E a indicação literária baseou-se na maleta do Projeto Ler e Reler com o acervo dos livros para cada ano de escolaridade”, concluiu Gracilena Silva, diretora adjunta da E.M Patrick Marchon Portal