Secretaria de Assistência Social transforma a vida de um senhor em situação de rua

Resgatar, cuidar e reaproximar

Sr Ivan Cláudio de Lima, de 50 anos, teve sua vida transformada com o trabalho dos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Ivan foi acolhido no abrigo temporário da Secretaria de Assistência Social para pessoas em situação de rua, em maio de 2020, no início da pandemia do coronavírus .

Depois de uma desavença em sua família, ele chegou ao município de Casimiro de Abreu andando, vindo de Goiânia e portava apenas o cartão do SUS para sua identificação.

Diagnosticado com problemas psiquiátricos, o senhor de 50 anos, tinha registro de passagem por uma instituição psiquiátrica em sua cidade natal, mas, de acordo com seus relatos, ele foi maltratado ao chegar nessa clínica e não aceitou prosseguir com o tratamento.

Com o acolhimento da equipe multidisciplinar do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) no abrigo em Casimiro e sentindo confiança nos profissionais que o receberam, o Sr. Ivan aceitou o tratamento do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS e foi contando um pouco sobre sua vida, de onde ele tinha vindo e o que o levou a estar em situação de rua.

Após uma matéria publicada nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Casimiro de Abreu, com autorização do usuário, a equipe do CREAS conseguiu localizar sua família em Goiânia. Ao mesmo tempo em que recebia o tratamento, Ivan também mantinha contato com sua família por telefone. “Fizemos um trabalho de fortalecimento de vínculos entre o Ivan e sua família para que pudéssemos devolver sua dignidade e ressocializá-lo. ” disse a psicóloga, Jucimara Monteiro.

Por não ter nenhum documento de identificação com foto, o trabalho em conjunto da Promotoria, do Ministério Público e da 121ª Delegacia Legal do município de Casimiro de Abreu foi muito importante para que o Ivan retornasse para sua casa. Eles conseguiram localizar e emitir o CPF do Ivan, permitindo a realização de sua viagem tranquilamente, caso a condução na qual estivesse fosse parada numa abordagem policial.

O tão esperado reencontro aconteceu no último sábado, dia 13 de fevereiro. Sua irmã veio de Goiânia para levá-lo de volta ao lar. A equipe técnica do CREAS de Casimiro referenciou o Sr. Ivan no CREAS e no CAPS de Goiânia, para que ele pudesse dar continuidade ao tratamento iniciado em nosso município.

De acordo com Laís Daudt, uma das assistentes sociais que o atendeu, o Sr. Ivan, conquistou todos os profissionais e também os demais acolhidos no abrigo temporário para população em situação de rua, por conta de sua alegria e do bom relacionamento com todos. Hoje o Ivan está em casa, junto de sua família e dando continuidade ao tratamento que recebeu aqui.

“Esse trabalho nos enche de orgulho. Eu só tenho a agradecer à toda a equipe por todo o comprometimento em se doar e trabalhar pelo próximo. ” disse a secretária de Assistência Social, Maria Cristina Lima.