Secretaria de Assistência Social realiza CRAS Itinerante em Barra de São João

Com o objetivo de garantir o acesso da população às ações da assistência social, a Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vem realizando o CRAS Itinerante. Na manhã de terça-feira, dia 23, a ação foi voltada para os moradores do Bairro Arroz e Vila Nova, em Barra de São João, que receberam atendimento da equipe técnica de referência do CRAS de Barra de São João, desde o acolhimento psicossocial até benefícios eventuais de alimentação, máscaras confeccionadas pela própria secretaria e encaminhamentos para a rede socioassistenciais e para outras políticas públicas em geral. Na ocasião, a população recebeu atendimentos referentes à inscrição, consulta ou atualização do Cadastro Único.

Seguindo todas as orientações de prevenção à Covid-19, a equipe da Assistência Social realizou, previamente, uma busca ativa dentro dos bairros para identificação dos moradores em situação de vulnerabilidade e risco social. “Todos os atendimentos foram agendados previamente para evitar aglomerações e garantir a saúde e segurança dos moradores e dos funcionários. Para isso, foi feito um levantamento prévio de todos os moradores que precisam dos serviços ofertados pela Secretaria”, explicou a secretária de Assistência Social, Maria Cristina de Lima.

Com as constantes e recentes transformações no campo social devido à pandemia, a Política de Assistência Social tem passado por processos de readaptação para continuar a realizar os seus atendimentos. Nesse sentido, o CRAS Itinerante vem a ser mais uma estratégia de busca ativa, para fazer com que os serviços, benefícios, programas e projetos cheguem até as famílias e ao território. É uma maneira de levar informação, orientação e identificar necessidades e demandas das famílias e do território em situação de desproteção social, visando com isso a expansão da garantia de direitos.