Secretária de Assistência Social participa do lançamento do Programa Mães do Brasil

A secretária de Assistência Social de Casimiro de Abreu, Karen Louzada, participou na manhã de hoje (27) da cerimônia de lançamento do Programa Mães do Brasil. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e contou com a participação das secretárias nacionais da Família e de Política para as Mulheres, respectivamente, Ângela Gandra e Ana Lúcia Muñoz.

O município aderiu ao programa durante a viagem do prefeito Ramon Gildate à Brasília, no mês passado. O Mães do Brasil pretende estimular a integração de políticas públicas e fomentar ações para a promoção dos direitos relativos à gestação e à maternidade, de modo a garantir os direitos da criança nascida e por nascer, o nascimento seguro e o desenvolvimento saudável, bem como o de fomentar a inserção e a reinserção das mulheres mães no mercado de trabalho, a conciliação trabalho-família e a equidade e corresponsabilidade no lar.

O Programa adota como linha de ação a oferta de apoio relacional à gestante e à mãe por meio do acompanhamento de redes voluntárias e da promoção do fortalecimento dos vínculos familiares, do cuidado e do exercício dos direitos da mulher e dos filhos e a oferta de qualificação profissional para as mulheres, a fim de aumentar a capacidade de empreendedorismo e de empregabilidade, com vistas a sua inserção e reinserção no mercado trabalho, entre outras.

“Todas as mães precisam de uma rede relacional. Uma rede de apoio. Ser mãe é um desafio. Os nossos bebês não vem com manual. A gente realmente precisa desse suporte, tanto do Estado quanto das nossas redes, para que a gente consiga bem viver o exercício da maternidade”, afirmou a secretária nacional de Política para as Mulheres, Ana Lúcia Muñoz.

Formulário enviado com sucesso