• Assistência Social

Secretária de Assistência Social participa de reunião da Comissão Intergestores Bipartite

A secretária de Assistência Social de Casimiro de Abreu, Karen Louzada, participou da 76ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na última quarta-feira (15), no auditório da Fundação CECIERJ, no Rio de Janeiro. Durante o encontro foram discutidos temas relacionados a pactuação do cofinanciamento estadual para o próximo ano e extensão do “Cartão Recomeçar”.

“É a oportunidade dos municípios participarem ativamente das deliberações e pactuações junto ao governo do estado. São encontros que proporcionam subsídios de articulação e aprimoramento para a gestão dos serviços sociais. São nessas reuniões que conseguimos manter a interlocução com os outros municípios do estado”, explicou Karen.

São competências das CIB pactuar a organização do Sistema Estadual de Assistência Social proposto pelo órgão gestor estadual, definindo estratégias para implementar e operacionalizar a oferta da proteção social básica e especial no âmbito do SUAS na sua esfera de governo; estabelecer acordos acerca de encaminhamentos de questões operacionais relativas à implantação dos serviços, programas, projetos e benefícios que compõem o SUAS; avaliar o cumprimento dos requisitos relativos às condições de gestão municipal, para fins de habilitação e desabilitação; habilitar e desabilitar, a qualquer tempo, os municípios para as condições de gestão estabelecidas na legislação em vigor; dentre outras.