Secretaria de Agricultura vai intensificar ações para retirada de cavalos soltos em ruas de Casimiro

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) informa que as operações de apreensão de animais de grande porte, sobretudo cavalos e similares, em vias urbanas de Casimiro de Abreu vão continuar e não tem prazo determinado para acabar. Somente na segunda-feira, dia 24, nove animais foram apreendidos, na região de Barra de São João.

“Voltamos a frisar, que nosso principal objetivo não é apreender somente , mas conscientizar e orientar os donos para que tomem medidas necessárias de proteção e cuidados de seus animais”, afirma o secretário de Agricultura, Douglas Veloso.

Uma vez apreendido e levado para um local adequado, o animal será fotografado, cadastrado, vermifugado e chipado para efeito de controle.

“Os animais que não forem retirados de nosso depósito podem ser objeto de leilão após sete dias de apreensão. No entanto, o cavalo pode ser retirado do depósito a qualquer momento, desde que não haja o leilão. Para isso, seu dono terá que pagar as taxas e as diárias correspondentes”, explica Vinicius de Oliveira, assistente técnico da Semap.

Para mais informações a Semap disponibiliza o telefone (22) 98100 – 3359 e o Site conceptwork.com.br:8080. “Quem teve o cavalo apreendido também pode nos procurar no Mercado do Produtor Rural Hélio de Jesus Machado, KM 205 da BR-101, ao lado do Corpo de Bombeiros de Casimiro de Abreu.

Em tempo: as ações de apreensão de animais em vias urbanas é baseada na Lei Municipal 1943/2019 que dispõe sobre a “proibição da prática de maus-tratos e crueldade contra animais” no Município. A norma define como maus-tratos, “tudo que pode causar privação das necessidades básicas do animal como sofrimento físico, estresse, doenças, sofrimentos entre outros”.