• Home
  • Destaque
  • Secretaria de Agricultura reativa estufa e viveiro de mudas do Sítio Agrícola

Secretaria de Agricultura reativa estufa e viveiro de mudas do Sítio Agrícola

Incentivar a diversificação das culturas produzidas em Casimiro de Abreu. Com essa proposta, a Secretaria de Agricultura e Pesca reativou a estufa e o viveiro de mudas no Sítio Agrícola.

No viveiro, estão sendo cultivadas mudas frutíferas, como açaí, cupuaçu, abiu, cacau, abacate e o maracujá. Parte dessas mudas serão plantadas no próprio Sítio Agrícola para ampliar a área de pomar do local. Já as mudas nativas da Mata Atlântica, como guanandi, biriba e o Ingá serão utilizadas para o reflorestamento e plantio em áreas degradadas no município.

Responsável pelo trabalho, o viveirista e técnico em meio ambiente, Lindomar Navega Mozer, explicou como funciona o processo de produção das mudas. Primeiro, ele vai a campo para coletar as sementes nas matrizes. No Sítio Agrícola, as sementes são selecionadas e separadas para o plantio. “Nessa etapa, a escolha das sementes é fundamental para ter uma planta bonita e saudável”, ressaltou Lindomar.

Segundo Lindomar, a principal produção do viveiro são as mudas de açaí. “Já estamos com quase quatro mil mudas, sendo que a expectativa é a produção de 30 mil”, falou.

Já na estufa, o gestor ambiental Matheus Borges está cultivando as hortaliças e leguminosas. Couve manteiga, repolho, alface, chicória, quiabo, pimentão vermelho, amarelo e verde, pimenta e o feijão guandu estão recebendo todo o cuidado para depois serem plantadas na horta do Sítio Agrícola, que tem sua função social, pois quase toda a produção e doada às instituições sociais do município.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso