• Home
  • Destaque
  • Secretaria de Agricultura fortalece produção de feijão no município

Secretaria de Agricultura fortalece produção de feijão no município

A Secretaria de Agricultura de Casimiro de Abreu vem fortalecendo o plantio do feijão no município. Os técnicos da Prefeitura realizaram o plantio de cinco variedades de feijão no Sítio Agrícola: Pingo de ouro (feijão vermelho), BR Xodó, BRS Esplendor, BRS Esteio e BRS 403 (cultivares de feijão preto), com o objetivo de avaliar o comportamento dessas variedades em nossa região para fortalecer nosso Banco de Sementes.
Além de estudar as variedades que mais se adaptam às nossas características e apresentam uma maior produtividade, o plantio de quase 3 mil m² servirá como campo demonstrativo para os agricultores e para a produção de sementes para futuros plantios no município. “Esta área plantada será uma vitrine para análise de 5 variedades de feijão. Os resultados serão importantes para o futuro da cultura do feijão em Casimiro de Abreu”, explicou o diretor do Departamento Agrícola, Ivan Noé.

Esse trabalho vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, com apoio da Pesagro Rio, que forneceu as sementes para o início do plantio. Nesta semana, o pesquisador Dr.Benedito Fernandes e o chefe do Centro de Pesquisa da Pesagro de Campos, Dr.Ronaldo Soares, estiveram no Sítio Agrícola para uma primeira avaliação da vitrine. “Estamos muito animados com o que vimos aqui. O resultado desse trabalho tem sido muito positivo em Casimiro de Abreu, onde o manejo da plantação e o tratamento das sementes têm sido excepcional!”, ressaltou Dr. Benedito.
Após a colheita e avaliação dos resultados, as melhores cultivares serão armazenadas no Banco de Sementes do Sítio Agrícola. As sementes passarão pelos tratamentos e testes de germinação e na época adequada ao plantio, serão distribuídas aos produtores envolvidos no projeto Feijão, que já está beneficiando 29 produtores do município. Além das sementes, eles contam com apoio técnico e maquinário para o plantio e colheita. “A partir de setembro iniciaremos a colheita e beneficiamento nessas 29 propriedades. Nossa estimativa é colher uma média de 800 quilos de feijão por hectare plantado”, explicou Ivan.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso