Secretaria de Agricultura firma parcerias para cultivo da pimenta rosa em Casimiro

“Instrua o homem sábio e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo e ele aumentará o seu saber”
provérbios 9:9

Inovação, tecnologia e parcerias. Com este objetivo, o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Douglas Veloso foi a São Francisco de Itabapoana nesta semana conhecer experimentos daquele município – reconhecido pelo potencial agrícola no estado.

Douglas foi recebido pelo secretário de Agricultura Enaldo Vieira Campos e na oportunidade pôde estreitar os laços entre Casimiro e São Francisco de Itabapoana por meio de parcerias.

Ao lado do subsecretário Marcelo Silva e do assistente técnico Pábulo Rocha, Douglas visitou uma fazenda modelo, referência no cultivo de diversas culturas, entre elas a pimenta rosa, ou aroeira. A espécie é usada na indústria medicinal e de cosméticos, sendo também bastante utilizada na gastronomia.

“Esse experimento com o manejo de poda drástica, só tem enriquecido a produção por planta, trazendo maior produtividade e também mais qualidades ao frutos, proporcionando também o consórcio com outras cultivares e espécies. resumiu Marcos Guimarães, responsável por toda produção da fazenda

Entusiasmado com o que viu, Douglas apresentou o projeto do cultivo da pimenta rosa, ao prefeito Ramon Gidalte, que se mostrou receptivo à ideia de repetir o cultivo da pimenta Rosa em Casimiro. por meio de um projeto piloto
” Digo sempre aos meus secretários, que temos que evoluir e inovar, fiquei muito feliz com o que vi e já pedi ao secretário Douglas , que acelere esse processo de implantação aqui no município, são ações como essa que fomentam a agricultura familiar do nosso município”

A secretaria já está identificando as áreas e também os produtores que irão iniciar este projeto, e em breve se estenderá por todo o município.