• Home
  • Destaque
  • Secretaria de Agricultura e ICMBio atuam na prevenção de queimadas no Sítio Agrícola

Secretaria de Agricultura e ICMBio atuam na prevenção de queimadas no Sítio Agrícola

Os brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura realizaram, nesta quarta-feira, a limpeza e manutenção do aceiro do Sítio Agrícola, em Casimiro de Abreu, com o objetivo de prevenir a passagem do fogo para área de vegetação.

De acordo com o secretário de Agricultura, Douglas Veloso Macedo, esse trabalho é fundamental para evitar as queimadas no Sítio Agrícola. “Esse é um trecho preocupante pela proximidade com a Estrada começa. Essa parceria com o ICMbio é importante para evitar que o fogo chegue até a área do sítio e provoque impactos na fauna e flora locais”, ressaltou.

De acordo com o chefe da Reserva Biológica Poço das Antas, Gustavo Luna, o período crítico de queimadas começa em agosto, quando o tempo está seco e sem chuvas. “Muitos dos focos de incêndio começam com a queima de lixo e resíduos de poda. O proprietário acaba perdendo o controle do fogo e provocando as queimadas”, falou.

Além dos impactos ambientais, os incêndios florestais representam um grave risco para a saúde. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças pulmonares ou cardíacas preexistentes são especialmente vulneráveis. A exposição à fumaça pode causar irritação nos olhos, nariz, garganta e pulmões; redução da função pulmonar; inflamação pulmonar, bronquite, agravamento de asma e outras doenças pulmonares.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso