A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) apresentou oficialmente nesta quarta-feira, dia 6, o Projeto de Capacitação de Extensão Rural para Produtores Rurais de Casimiro de Abreu em evento realizado no Cine +, na Praça do Jardim Aparecida.
O objetivo é dar suporte para o homem do campo, ao mesmo tempo que contribui para a solidificação da formação social, política, cultural e de cidadania, por meio da capacitação técnica. “Não são todas as prefeituras que podem realizar um projeto como esse, que engloba toda nossa área rural”, disse o prefeito Ramon Gidalte.
O projeto, em execução desde agosto, tem como público alvo moradores das áreas rurais, produtores rurais e agricultores familiares das localidades do Visconde, Ribeirão, Sebastião Lan, Vila Verde, Estrada dos 40 e Região Serrana de Casimiro de Abreu.
O curso tem duração de dois meses para cada localidade rural, com carga horária de 40h.. Eles recebem a capacitação diretamente de técnicos rurais. “Com a capacitação, o produtor tem a oportunidade de aumentar a qualidade de sua produção, e consequentemente aumentar sua renda. O curso é desdobrado em duas vertentes. A capacitação técnica visa resolver problemas específicos, pontuais. Já a Extensão Rural tem um cunho educativo. Por exemplo, um problema em que o produtor precise de orientação, informou Thainá Domingues, coordenadora do projeto e engenheira ambiental.
O curso disponibiliza aos produtores treinamento sobre Preservação de Nascentes e Cursos d’água; Treinamento sobre Sistemas Agrossilvopastoris; Treinamento sobre Boas Práticas na Manipulação e Conservação de Alimentos; Treinamento de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Treinamento em Bovinocultura de Leite e Fabricação de Produtos Lácteos; Treinamento de Gestão em Agricultura Familiar; Treinamento em Cooperativismo, Associativismo e Empreendedorismo; Treinamento sobre Lixo, Reciclagem e Compostagem; Treinamento de Horticultura Agroecológica; Treinamento para Realização do Cadastro Ambiental Rural.