A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, promoveu um workshop sobre “Introdução ao manejo de crise em saúde mental”.
Realizado na tarde da sexta, dia 22, no Cineteatro Meus Oito Anos, o workshop proporcionou que os profissionais de saúde pudessem ampliar os conhecimentos e aprimorar as práticas já empregadas com seus assistidos.
O manejo adequado de crises em saúde mental é uma das estratégias fundamentais para um bom prognóstico e adesão do paciente ao tratamento. Esta ferramenta reduz as internações hospitalares, diminui o uso excessivo de medicamentos, auxilia na reconstrução da autonomia dos sujeitos e propicia a construção de vínculo com os pacientes e familiares.
Acolher a pessoa com calma, respeito e direcionamento, fazendo perguntas simples, como: “o que está acontecendo?” ou “posso te ajudar?” criar condições para que a pessoa fale sobre o que a está perturbando, escutar ativamente a pessoa são estratégias que desconstroem o estigma e a discriminação, pois cuidar da saúde mental é fundamental para a qualidade de vida e para prevenir doenças.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) oferece suporte imediato e especializado às pessoas em crise.
Participaram do workshop o Major Gilberto da Silva Lisboa e sua guarnição, do Corpo de Bombeiros Militar de Casimiro de Abreu, agentes da Guarda Civil Municipal, funcionários da APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e servidores que compõem a Coordenação de Saúde Mental.


