Saúde do município é destaque na região da Baixada Litorânea

Pela segunda vez consecutiva a Saúde do município se destaca na Baixada Litorânea na Atenção Primária. Casimiro ficou com a melhor avaliação dentre os nove municípios no ranking do estado e em 12º lugar, empatado com outros sete municípios.

Os dados que indicam a cobertura dos serviços da Atenção Básica nos municípios fluminenses proporcional à população são de uma pesquisa da Subsecretaria de Gestão da Atenção Integral à Saúde e Superintendência de Atenção Primária à Saúde do governo do Estado. As informações avaliadas são referentes aos atendimentos de maio a agosto deste ano na Atenção Básica.

O levantamento aponta que o município se destacou em diferentes indicadores, tais como: acompanhamento e tratamento dos casos de hipertensão arterial, diabetes e obesidade; na realização de exame ginecológico preventivo (papanicolau); ações das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal; consultas médicas e com enfermeiros; entre outros.

“Estes são alguns dos resultados dos investimentos que estamos fazendo na saúde. Vale destacar que não é apenas na Atenção Básica. Neste ano, além da Prefeitura ter inaugurado o posto de saúde de Palmital reformado, ampliou o número de consultórios odontológicos nas Unidades Básicas, comprou 10 novos veículos para o serviço de transporte de pacientes, inaugurou um Centro de Fisioterapia equipado e uma nova sede para o serviço de especialidades médicas, exames e programas de saúde coletiva”, destacou o secretário de Saúde, Ibson Junior.

O secretário finalizou ressaltando que “nada disso seria possível se não fosse a confiança e investimento do prefeito Paulo Dames na saúde do município e a dedicação dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde”.

O Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde tem como objetivo apoiar a Estratégia Saúde da Família dos municípios, a partir da manutenção e expansão das equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal, além de fomentar a qualidade e o alcance de metas nos serviços.