• Saúde

Saúde discute gravidez na adolescência nos CIEPs de Casimiro de Abreu e Barra de São de São João

No Brasil, um em cada sete bebês é filho de mãe adolescente. A cada hora nascem 48 bebês, filhos de mães adolescentes. Somente em 2019, 19.330 nascimentos foram de bebês com mães de até 14 anos, o que significa que a cada meia hora, uma menina de 10 a 14 anos tornou-se mãe. Os dados são do Ministério da Saúde.

No âmbito dos municípios a situação não é melhor. “Em Casimiro de Abreu, 15% de todas as gravidezes registrados no ano passado pela Secretaria de Saúde foram de adolescentes”, informa Tamires Rosa, coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica.

Os problemas gerados são muitos: para a União, Estados e Municípios mais gastos com serviços e programas de saúde; aumento da demanda nas unidades de saúde, entre outros Para as adolescentes: Evasão Escolar; Riscos para a Saúde (ruptura do colo do útero); mortalidade materna; nascimento prematuro; trabalho precoce, carreira, futuro, família, sonhos.

Duas ações estão previstas para ocorrer em Casimiro como parte da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. O objetivo é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

“Serão duas rodas de conversa. Uma no CIEP José Bicudo Jardim, no Centro (14/02) e outra no CIEP Ludevis Teixeira Bastos, em Barra de São João, no dia 15”, informa Tamires Rosa, coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica.